Considerado o mais fino luthier alemão, Hauser, juntamente com Antonio Torres e os Ramirez, influenciou gerações de construtores durante todo o século XX. Alguns músicos e historiadores afirmam que os instrumentos de Hauser não possuíam o “verdadeiro som espanhol”, enquanto que outros consideravam seu trabalho até mesmo superior ao do mestre Torres. Músicos de grande expressão, como Andrés Segóvia e Juliam Bream utilizaram por muitos anos os violões de Hauser.
Uma característica marcante dos instrumentos de Hauser é a caixa relativamente pequena, à semelhança dos violões de Torres, que proporciona uma grande projeção sonora.
Um fato marcante na carreira de Hauser foi, sem dúvida, a minuciosa análise que realizou sobre o violão Manuel Ramirez que pertenceu a Segovia.
As estruturas dos tampos de Hauser derivam diretamente dos leques harmônicos de Torres, com alguns importantes aperfeiçoamentos. Investigações acerca da distribuição da massa nos tampos, criando relevos com a variação da espessura e a colocação de uma barra sob o cavalete foram algumas da contribuições de Hauser que influenciaram definitivamente a história da lutheria.