Antônio de Pádua Gomide - Luthier

Hermann Hauser (1882 - 1952)


Considerado o mais fino luthier alemão, Hauser, juntamente com Antonio Torres e os Ramirez, influenciou gerações de construtores durante todo o século XX. Alguns músicos e historiadores afirmam que os instrumentos de Hauser não possuíam o “verdadeiro som espanhol”, enquanto que outros consideravam seu trabalho até mesmo superior ao do mestre Torres. Músicos de grande expressão, como Andrés Segóvia e Juliam Bream utilizaram por muitos anos os violões de Hauser.

Uma característica marcante dos instrumentos de Hauser é a caixa relativamente pequena, à semelhança dos violões de Torres, que proporciona uma grande projeção sonora.

Um fato marcante na carreira de Hauser foi, sem dúvida, a minuciosa análise que realizou sobre o violão Manuel Ramirez que pertenceu a Segovia.

As estruturas dos tampos de Hauser derivam diretamente dos leques harmônicos de Torres, com alguns importantes aperfeiçoamentos. Investigações acerca da distribuição da massa nos tampos, criando relevos com a variação da espessura e a colocação de uma barra sob o cavalete foram algumas da contribuições de Hauser que influenciaram definitivamente a história da lutheria.

 

Contato

  • Atelier: (31) 3892-3138
  • Residencial: (31) 3891-1702
  • Email: apgluthier@yahoo.com.br
  • Website: www.apgomide.com

Localização

Endereço do atelier:
Avenida Bernardes Filho, 452
Bairro de Lourdes
Viçosa - Minas Gerais
CEP: 36.570-000.