A parceria Henández y Aguado foi aquela de maior sucesso na história da lutheria. Os dois amigos se conheceram enquanto trabalhavam em fábricas de piano no inÃcio do século XX. Hernandez era um exÃmio ebanista e Aguado um especialista em acabamentos. Em 1941 decidiram se associar em um atelier de restauração de pianos e móveis antigos. Aguado era também um entusiasta do violão e com Hernándes, construÃram dois violões que tiveram grande aceitação por parte do Conservatório Real de Madri. Encorajados pelo sucesso inicial, investiram então na arte da construção de violões, realizando pesquisas que levaram ao aprimoramento constante de seus instrumentos.
Elegantes, confortáveis, os violões originados da parceria entre Manuel Hernandez e Victoriano Aguado variam em algumas caracterÃsiticas entre seus vários odelos, ocasionadas pelas experimentações que garantiram, com o passar dos anos, uma apuração cada vez maior em sua técnica.
Assim, seus violões mantém como principais caracterÃsticas, a elegância e o conforto, que são pontos cruciais das réplicas dos instrumentos destes mestres produzidas por Antônio de Pádua Gomide.