Você está em: Home Instrumentos Modelos Clássicos Especiais Romanillos

Antônio de Pádua Gomide - Luthier

José Luiz Romanillos (1932 - )


Romanillos nasceu em Madri e, com apenas 13 anos de idade, iniciou seu aprendizado em marcenaria. Aos 34 anos mudou-se para a Inglaterra, onde se casou e teve três filhos, dos quais, Liam Romanillos, viria a se tornar seu parceiro profissional, em 1991. Pai e filho mantêm em atividade seu atelier até os dias de hoje.

O envolvimento de José Romanillos com a lutheria deu-se de maneira solitária e tortuosa. Motivado por uma grande nostalgia em relação à sua terra natal, empenhou-se solitariamente na construção de um violão para seu uso próprio, seguindo um livro espanhol.

Em 1964, retorna à Espanha, onde constrói vários instrumentos. Quatro anos depois, retorna à Inglaterra, aonde iria se estabelecer, desta vez, definitivamente. Durante a década de 1960, trabalhou predominantemente como marceneiro, desenvolvendo, esporadicamente, alguns trabalhos com os instrumentos. Em 1969, entretanto, foi apresentado a Juliam Bream, para quem mostrou um de seus instrumentos. Nessa época, deu-se início a uma grande amizade e parceria profissional. Incentivado pelo amigo Bream, quem utilizou seus instrumentos em gravações e apresentações por muitos anos, Romanilllos decidiu dedicar-se integralmente a lutheria. Seu trabalho sofreu grande influência de Hermann Hauser.

 

Contato

  • Atelier: (31) 3892-3138
  • Residencial: (31) 3891-1702
  • Email: apgluthier@yahoo.com.br
  • Website: www.apgomide.com

Localização

Endereço do atelier:
Avenida Bernardes Filho, 452
Bairro de Lourdes
Viçosa - Minas Gerais
CEP: 36.570-000.