Antônio de Pádua Gomide - Luthier

Antônio de Torres (1817-1892)


O Mestre dos Mestres. Antônio Torres revolucionou, no século XIX, a arte de construir violões ao demonstrar a eficiência de seus padrões de forma (patrones) e de estrutura harmônica, que são usados até os dias de hoje com diversas variantes. Foi também o pioneiro a mostrar que a sonoridade de um violão deve-se grandemente ao tampo, à forma como é construído. Em seu célebre experimento, um violão em que todas as partes do instrumento eram compostas de papel maché, exceto o tampo, construído em abeto, demonstrou que os esforços de pesquisa deveriam, naquele momento, se concentrar ali. Assim, abriu campo para inúmeros estudos acerca da estrutura harmônica do tampo que resultaram em características sonoras diversas.

As características que ainda definem os violões que seguem a linha de Antonio Torres são: as caixas pequenas e estreitas, a sonoridade brilhante e vigorosa e a grande projeção.

Os modelos Torres de Antônio de Pádua Gomide são construídos utilizando-se abeto ou cedro canadense no tampo; jacarandá-da-bahia no fundo e laterais e escalas em ébano ou jacarandá.

 

Contato

  • Atelier: (31) 3892-3138
  • Residencial: (31) 3891-1702
  • Email: apgluthier@yahoo.com.br
  • Website: www.apgomide.com

Localização

Endereço do atelier:
Avenida Bernardes Filho, 452
Bairro de Lourdes
Viçosa - Minas Gerais
CEP: 36.570-000.