



O Violão Clássico Especial APG reúne todos os conhecimentos adquiridos nos anos de experiência de Antônio de Pádua Gomide. A estrutura do tampo deriva essencialmente do trabalho de Miguel Rodriguez. A introdução de novas barras harmônicas aproxima o leque do desenho de José Ramirez. O efeito na sonoridade desejado por APG, porém, é obtido com o equilÃbrio da distribuição de massa e rigidez no tampo. Isto é realizado ajustando-se a altura das barras e com a calibração final da espessura do tampo.
Esta mesma estrutura é utilizada nos violões standard APG. Os especiais, porém, recebem maior atenção no acabamento no que diz respeito à filetagem dupla, ao envernizamento do tampo que é feito manualmente em goma laca incolor, à marchetaria em geral e ao entalhe da cabeça. Além disso, as madeiras utilizadas são de primeirÃssima. Peças perfeitamente radiais de jacarandá da bahia com pelo menos 30 anos de cura, chegando até a 100 anos, são utilizadas neste instrumentos especiais.
O violão APG especial pode ser adquirido nas seguintes conformações: seis, sete e oito cordas. As preferências do músico são levadas em conta no momento da definição das caracterÃsticas do instrumento.